segunda-feira, 20 de abril de 2015

O LOTE N° 86 DE PIETRO MENEGHEL


Na leva de imigrantes vindos da Itália para colônias no Brasil sabe-se que Pietro Meneghel obteve um lote na colônia de São Caetano posteriormente município de São Caetano do Sul ( Fundada em 28 de Julho de 1877 – fonte: Wikipédia).
Segundo o historiador José de Souza Martins em seu livro Diário de uma Terra Lontana editado pela Fundação Pro-Memória São Caetano do Sul – 2015, pg.205, o lote de Pietro era o de número 86 que ficava no “extenso” retângulo compreendido entre as atuais ruas Manoel Augusto Ferreirinha por um lado, já no lado oposto pelo atual Ribeirão dos Meninos ( antigo Rio Tamanduateí *), nas laterais pelas ruas Constantino de Moura Batista ( equivocadamente denominada Dr. Moura Batista no livro acima referido ) e pelo lado oposto a rua Raymundo Maffei, tudo isso próximo ao atual Forum e à divisa de São Caetano com São Bernardo na travessia pela ponte da Av. São João Batista em Rudge Ramos.


Assim juntam-se depois de pelo menos 105 anos a informação visual da casa de nosso** bisavô Pietro – provavelmente o homem em pé na foto junto à sua família e sua tropa de burros tirada entre os anos de 1900 e 1910 – e a localização mais precisa de onde realmente ficava a casa agora obtida por fonte segura consignada no referido livro.
Isso porque por muito tempo se dizia que a casa estava no local onde hoje fica o Forum de São Caetano do Sul, o que não é verdade, pois o lote começava ou terminava de fato ali perto só que um pouco mais para o lado da Vila Gerty e Rudge Ramos, mas da casa, só agora através do livro sabemos, se avista o rio ao fundo, portanto a casa devia estar construída mais ou menos na proximidade da atual rua Capivari bem próximo ao local onde até pouco tempo atrás funcionava o velório do Cemitério das Lágrimas. O rio hoje é canalizado de tal maneira que não é possível vê-lo, mas na foto ele é a mancha cinza claro pouco acima da linha central à direita da foto.

Pietro tinha como vizinhos no lote n° 85 a Família de Giovanni Lorenzoni e sua esposa Maria Gallo, Contiguo ficava o lote n° 84 da família de Santo Gava e sua esposa Giovanna que tinham uma filha chamada Angela cujos lotes ( 84 e 84 ) ocupavam a área onde hoje esta o Cemitério das Lágrimas e o Bairro Mauá. No lote n° 87 morava a Família de Angelo Santi, no 88 a Família de Antonio Bottan e nos lotes n°s 89 e 90 Luigi e Angelo Fiorotto, no 91 a Família de Augusto Scottá e no 92 a Família de Antonio de Cal.

Notas:
* =  O atual Ribeirão dos Meninos é afluente do Rio Tamanduateí, rio este  que nasce na cidade de Mauá e corta a cidade de Santo André, faz a divisa entre São Caetano do Sul e São Paulo. Mas nos idos de 1850 o Ribeirão dos Meninos  se chamava Rio Tamanduateí e o atual Tamanduateí se chamava Caaguaçu ( Caaguaçu ou caá-guaçu, é o nome popular, de origem indígena, de uma planta da família das Eriocauláceas ou mais comumente as flores ditas: sempre-vivas. )
** = Quando digo: Nosso bisavô refiro em relação a mim e ao Arquimedes Pessoni que mantemos este blog.