sexta-feira, 31 de julho de 2009

PARECE QUE FOI ASSIM...


A história começou assim...
A nonna nasceu em Itapecerica da Serra, seu pai produzia carvão. O nonno era de São Caetano do Sul e transportava carvão em carretas de boi.
Nessa idas e vindas conheceu a nonna, que o pai escondia quando o nonno ou alguém de fora chegava para comprar carvão. O nonno e a nonna eram analfabetos , então alguém escrevia os recados do nonno no pó de carvão, e quando ele ia embora esse alguém lia o recado para a nonna, e assim começou o namoro. Depois eles se casaram e devem ter ido morar onde hoje é o bairro do Cipó-Guaçu em Embu-Guaçu que na ocasião era Santo Amaro um distrito independente de São Paulo mas ligado a Itapecerica da Serra. Os carvoeiros estavam se deslocando na época ao longo da estrada de ferro Sorocabana na linha que vai de Mairinque para o litoral ( Santos ). A estrada de ferro estava desmatando uma faixa de 2 quilometros de cada lado da linha e a madeira virava carvão, esses fornos existem no meio da mata recuperada até hoje e ainda publicaremos fotos deles. A filha mais velha Maria Cristina Meneghel, depois Pessoni, nasceu no Cipó. Depois vieram para São Caetano do Sul, onde a família mantinha um negócio de criação de burros para trabalhar na olaria que havia próxima ao local onde hoje é o fórum de São Caetano, a jazida de argila é o que conhecemos como buracão da Cerâmica, que engloba o Conjunto dos Radialista, a sede da Prefeitura de São Caetano, o Parque Chico Mendes e região da Rua Roberto Simonsen.

A casa da foto ficava onde depois foi contruída a carrocinha de cachorro, ou o local onde ficavam os cães apreendidos na rua e depois sacrificados, hoje no local da casa ou fica o fórum ou o horto de São Caetano. Não sabemos identificar as pessoas da foto. Depois o nono e família se mudaram para a Rua da Represa. Era rua da Represa porque era o caminho que ligava a Av.Dr. Rudge Ramos até a Represa do Lauro Gomes ( que fora prefeito de Santo André e depois de São Bernardo do Campo e genro do tal Dr. Rudge Ramos ). A represa ficava onde hoje é a baixada entre a fabrica da Ford e a Via Anchieta por traz da BomBril e da Fontoura.

A rua era importante na época a ponto da padaria do bairro ficar em sua esquina - a Panificadora Flor do Mar. A foto deve ser de entre 1910 e 1920 no máximo e esta guardada com o Vitorio.

Postado por Vitorio.

quinta-feira, 30 de julho de 2009

NONNA MARIANA E NONNO PAULO MENEGHEL


Ela Maria Luisa Meneghel chamavamos de Mariana
Ele Paulo Meneghel nascido em 1900.