sábado, 1 de agosto de 2009

RUA DA REPRÊSA Nº 45 DEPOIS Nº 229

Esta é a casa da Rua da Reprêsa numa foto minha de 1982.
No inicio era nº 45, depois virou nº 229, depois a rua mudou de nome para Rua Leone Angeli, depois virou novamente Rua da Reprêsa.
O porão continua sendo um mistério, ninguém nunca entrou nele. Um dia teremos que ter coragem de abrir uma porta e entrar nele. Nós achávamos que num dos velórios que eram feitos na sala tudo aquilo ia despencar e chegaríamos no porão todos juntos. Aquele chão sempre balançou, a cristaleira da nova tilintava quando andávamos naquela sala de tábuas corridas hiper enceradas pela Tia Elena. Os velórios foram o do Tio Toni +ou- em 1962, do meu pai em 1969, do nôno e depois da nona.
A plaquinha do Liquigás em forma de paralelogramo esta firme na coluna vizinha ao numero da casa. Na varanda da frente dá prá ver o relógio de força no nicho com a portinha retangular e parte da porta principal que é de duas folhas, mas bastante estreita. A sala tem duas janelas laterais, a casa tem um quarto na frente e o segundo quarto que era do Tio Tone depois da Elena, acabou ganhando uma porta de passagem para a casa da Tia Maria. E mais tarde houve a mudança da Tia Maria para a casa da frente e da nona prá casa anexa.
O maior charme da casa esta na varanda ao lado do relógio de força; trata-se uma pintura na parede retratando um burro morto sendo comido por urubus. A pintura esta debaixo de varias camadas de tinta e não creio possa ser restaurada.
Postado por Vitorio

2 comentários:

  1. Vale lembrar que na caixa de força ainda há um mapa do tesouro escrito sabe Deus por quem...

    ResponderExcluir
  2. Que saudades desta casa, onde passei dias maravilhosos da minha infäncia e um período da adolescencia. Quantas brincadeiras neste terraço, que delícia!!! Minha família querida...

    ResponderExcluir