segunda-feira, 3 de agosto de 2009

O desembarque no Brasil


Sabe-se, por memória oral, que a família Meneghel é oriunda do Vêneto, mais precisamente de Treviso. Chegaram em 1887 ao Brasil, via porto de Santos, pelo vapor Borgonha. Inicialmente deveriam ir para as lavouras de café, em Ribeirão Preto, mas quis o destino que descessem na Hospedaria dos Imigrantes e ficassem aqui em São Caetano do Sul. O patriarca da família, Pietro Meneghel, veio com filhos do primeiro casamento e acompanhando a segunda esposa, Cristina Poletto, e sua família. Acima podem conferir a certidão de desembarque da família, datada de 13/02/1887.


3 comentários:

  1. De uma olhada neste link, encontrei todos os sobrenomes desta lista de desembarque:
    menos Bussetto, mas encontrei Bussetti.

    http://www.friulinprin.beniculturali.it/ita/WebAsud/

    e

    http://www.friulinprin.beniculturali.it/ita/ricerca.html

    Olhe também este site q dará outras provincias desta região.
    http://www.familiaberaldo.com.br/inicio/arquivos-de-estado/75.html

    Boa sorte.

    ResponderExcluir
  2. Estou montando a arvore genealógica da minha familia, MENEGHEL, eles são originários de Sacile em Pordenone, que naquela época pertencia a Udine. Andrea Meneghel (meu Tataravo) e sua familia desembarcaram no Brasil em 1888. Voce pode verificar se seus antepassados também são de lá, isso seria muito legal, pois poderia haver ligação familiar entre Pietro e Andrea.
    "Archivio Storico della Parrocchia San Nicolo Vescovo di Sacile"
    Atenciosamente,
    Marcelo
    marcelo_meneghel_gomes@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou montando a arvore genealógica da minha familia, MENEGHEL, eles são originários de Sacile em Pordenone, que naquela época pertencia a Udine. Andrea Meneghel (meu Tataravo) e sua familia desembarcaram no Brasil em 1888. Voce pode verificar se seus antepassados também são de lá, isso seria muito legal, pois poderia haver ligação familiar entre Pietro e Andrea.
      "Archivio Storico della Parrocchia San Nicolo Vescovo di Sacile"
      Atenciosamente,
      Marcelo
      marcelo_meneghel_gomes@hotmail.com

      Excluir